Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Rio de janeiro, RJ, Brazil
Em construção. Contruo e desconstruo, a todo momento. Welcome to my world!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Afinal, o que é conhecer?

De acordo com o dicionário:

“1. Ter noção ou conhecimento de; saber, 2. Ser muito versado em; saber bem, 3. Ter relações ou convivência com, 4. Estar ou ficar certo; convencido de; reconhecer.”

“E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.” João: 6.6
“Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.” Jó: 42. 5
“Não os conheço, apartai-vos de mim.” Mt: 25.41
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.” Os: 6. 3a

Quatro frases conhecidíssimas e uma palavra que as liga. Mas não somente uma palavra, uma atitude.
Há quatro dias atrás estava pensando nelas e na importância de sua ligação.
A Verdade, dita em João... é Jesus Cristo. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”
É Ele a Verdade.
E Ele nos liberta não somente quando o aceitamos em nossas vidas. Não! Ele nos liberta dessa primeira vez e nos libertará muitas outras vezes, de muitas outras coisas. Mas para isso é preciso uma condição: conhecê-lo. E esse conhecer não é um conhecer de vista.
Sabe quando alguém te pergunta: “-Você conhece tal pessoa?” Pois é, não é esse conhecer. Geralmente quando fazem essa pergunta, referem-se a um conhecer superficial. Não é desse conhecer que estamos falando aqui. Esse me lembra o de Jó falando sobre o conhecer ao Senhor. “Só de ouvir falar”. Esse conhecer é aquele conhecer mesmo, intimamente. Como quando você convida um amigo para ir até sua casa e cede a ele o seu quarto e a sua cama. Esse conhecer sim, é mais íntimo. Acredito que você não coloque qualquer um dentro da sua casa e ainda mais dentro do lugar mais íntimo ali, o seu quarto.
Pois é assim que devemos conhecer a Jesus, intimamente. Ceder a Ele o que há de mais íntimo em nós. Aquilo que talvez ninguém tem de nós, Ele é merecedor de ter. Nossos desejos mais profundos, nossos medos mais sublimes, nosso amor mais puro.

Um dia, que pelos sinais acredito que não esteja muito distante, estaremos face a face com Ele – se você não lê a bíblia, 1 Co: 13 fala sobre isso e Renato Russo cantou sobre – e daremos conta de cada atitude, cada palavra proferida aqui. E não somente em função de nossa família, amigos e meio social em que vivemos, mas principalmente em função de nosso relacionamento com Ele.

Quanto tempo você dedica a um novo amigo a quem gosta e o faz bem?
O que te faz pensar que Deus não gostaria da mesma atenção? Porque Ele é Deus e soberano? Não engane-se, Ele gostaria tanto da sua atenção quanto qualquer criança ou novo amigo. Ele realmente gostaria de te conhecer mais e melhor. Intimamente.
Entretanto, para os que não tiverem essa intimidade, Ele dirá: “ Afastem-se de mim, não os conheço.”
Que dura resposta!
É fato que Ele nos conhece, apesar de nós mesmos. O salmista diz isso: “Meus ossos não te estavam ocultos, quando em segredo fui formado e tecido com esmero nas profundezas da terra.” Sl: 139.15
Mas esse conhecer é exatamente o que O permitimos alcançar de nós. Onde o deixamos entrar.
Ao contrário de nossos amigos mais próximos, que chegam a qualquer hora e momento em nossas casas, com Ele marcamos hora. Dizemos que não é tempo.
Marcamos hora para Aquele que nos criou, nos deu o fôlego da vida e nos sustenta gratuitamente com esse mesmo ar. Por que? Porque não queremos compromisso com Ele. Porque achamos que a igreja é mercenária. (Não estou falando de igreja aqui. Até agora toda a minha ênfase foi e sempre será dada na importância de uma intimidade maior com o Salvador do mundo e da vontade dEle de ser não somente esse Salvador , mas Senhor da sua e da minha vida).
E não pense que esse conhecimento é simples. Que O conhece e de repente...PAF! Já conhece tudo sobre Seu novo amigo. Haverá sempre mais a conhecer e esse conhecimento pleno você terá somente quando estiver face a face com Ele. “Hoje vemos como um espelho, mas então O veremos face a face.” 1 Co: 13. 12.
O espelho nos engana. Sua imagem não é exata. Há espelhos que te engordam, espelhos que te emagrecem, espelhos que te aumentam ou diminuem. Não são confiáveis.
Então, um dia O veremos face a face, perfeitamente. E diremos a Ele tudo o que aprendemos e fizemos enquanto aqui estivemos. Inclusive sobre esse texto que escrevi e você acabou de ler.
Espero, de coração, que você pense sobre isso e pondere suas atitudes. Não por mim ou por qualquer outra pessoa, mas por você e esse relacionamento que pode ter com o melhor amigo que poderia existir em sua vida.

Que Ele, o próprio Deus, te abençoe!

Um comentário:

  1. Menina, muito bom essa postagem! BOm mesmo! Abençoadora. Caramba!
    Precisamos conhecer o SEnhor!Porque o amamos.
    Deus abençoe sua vida e te use através de suas postagens.
    BJs

    ResponderExcluir